C a r r e g a n d o
Niterói,
Rio de Janeiro, Brasil.

É sua secretária que não sabe vender ou não existem mais pacientes no Brasil?

E ssa pergunta parece provocativa, mas é um dilema que muitos médicos passam dia a dia.

É quase universal uma disputa tola no mundo médico. De um lado existe a empresa de marketing que diz que a secretária não vende e de outro existe a secretária que fala que o paciente não responde.

O grande problema nem está ai.

O problema é que as equipes são tão divididas que elas focam em achar um culpado do que resolver o problema.

Indiscutivelmente, não falta paciente no Brasil. Mesmo que você venda algo de altíssimo valor no seu consultório, as classes A e B representam cerca de 14,4% da população, isso equivale a aproximadamente 30,6 milhões de pessoas. Então, paciente tem, mas porque a venda não acontece? (aqui não estamos falando do super canal que é a indicação, estamos falando sobre as vendas que nascem dos esforços de marketing)

Eu separei 3 aspectos que nos ajudam a resolver problemas assim quando algum médico está em apuros. Aqui não tem certo ou errado, marketing e vendas nunca deveria ser dois setores separados, mas sim, um único setor. E a falta de informações entre esses dois pilares é o maior culpado nessa história.

Então vamos aos pontos principais:

1. Venda não é sobre falar, é sobre escutar.

Infelizmente, o que vemos é o oposto: muitas secretárias fazem poucas perguntas, e as que fazem são, muitas vezes, irrelevantes ou desconectadas do contexto do paciente e as poucas informações que são coletadas, a equipe de marketing nunca sonhou em olhar e analisar.

  • Quando isso ocorre, informações valiosas são perdidas e o paciente sente que o atendimento é apenas mais uma "etapa mecânica" do processo.
  • Se a equipe não tem um processo bem estruturado de relacionamento com o cliente, toda a perspectiva de crescimento fica comprometida.

2. O segredo está no detalhe e na consistência.

Os verdadeiros "diamantes" passam pelos nossos canais de marketing, mas sem uma gestão adequada, essas oportunidades se perdem.

  • Um erro muito comum é quando leads bons e ruins são podem ser tratados da mesma forma – é no detalhe e no esforço constante que as oportunidades são construídas.

3. Satisfação do cliente é a melhor estratégia de marketing.

Quando o paciente sente que o atendimento se importa genuinamente com ele, a chance de fechar a venda aumenta e o médico acaba colhendo benefícios duradouros, com um ciclo de pacientes que alimenta o flywheel do consultório.

  • Uma venda bem realizada não apenas gera receita, mas constrói uma relação de longo prazo e fortalece o fluxo de indicações.
Arthur Bussedi

Com uma visão estratégica e exclusiva, ajudamos médicos a se destacarem no mercado, gerando mais pacientes de alto valor e uma agenda previsível.