E ssa pergunta parece provocativa, mas é um dilema que muitos médicos passam dia a dia.
É quase universal uma disputa tola no mundo médico. De um lado existe a empresa de marketing que diz que a secretária não vende e de outro existe a secretária que fala que o paciente não responde.
O grande problema nem está ai.
O problema é que as equipes são tão divididas que elas focam em achar um culpado do que resolver o problema.
Indiscutivelmente, não falta paciente no Brasil. Mesmo que você venda algo de altíssimo valor no seu consultório, as classes A e B representam cerca de 14,4% da população, isso equivale a aproximadamente 30,6 milhões de pessoas. Então, paciente tem, mas porque a venda não acontece? (aqui não estamos falando do super canal que é a indicação, estamos falando sobre as vendas que nascem dos esforços de marketing)
Eu separei 3 aspectos que nos ajudam a resolver problemas assim quando algum médico está em apuros. Aqui não tem certo ou errado, marketing e vendas nunca deveria ser dois setores separados, mas sim, um único setor. E a falta de informações entre esses dois pilares é o maior culpado nessa história.
Então vamos aos pontos principais: